Áreas de Atuação

· Caracterização Físico-Química de Efluentes Líquidos
. Acompanhamento do processo produtivo para identificação das fontes geradoras de efluentes.
. Elaboração de balanço hídrico.
. Elaboração de programas de medição de vazão e de caracterização físico-química de efluentes visando o levantamento de dados para projeto do sistema de tratamento.

· Redução da Geração da Carga Poluidora no Processo Produtivo Industrial: In-Plant Control
. Acompanhamento do processo produtivo para identificação das oportunidades de melhorias através da otimização de equipamentos, instalações e procedimentos; segregação, aproveitamento e reuso de correntes; eliminação de desperdícios e treinamento de pessoal.

· Projeto
. Definição da concepção do sistema de tratamento a ser implantado baseado nas características do despejo e na análise técnico-econômica de alternativas.
. Execução de estudos de tratabilidade de processos físico-químicos (tratamento primário, remoção de metais e remoção de fósforo) e biológicos (aeróbios e anaeróbios para a remoção de matéria orgânica e nitrogênio), em escala laboratorial ou piloto, para levantamento de parâmetros de projeto do sistema de tratamento em escala industrial.
. Assessoria ao cliente na busca do fornecedor do sistema de tratamento a ser instalado em escala industrial.
A Guanabara Engenharia Ambiental Ltda. não tem vínculo com fornecedores de equipamentos e está livre para indicar a melhor alternativa técnico-econômica de fornecimento para o cliente.
. Auditagem de projetos de sistemas de tratamento de águas residuárias sob o enfoque da operação e controle do sistema.

· Partida de Estações de Tratamento
. Levantamento preliminar para compatibilizar as necessidades do processo produtivo com as necessidades do sistema de tratamento evitando por exemplo a toxificação em sistemas biológicos de tratamento.
. Execução da partida de sistemas de tratamento físico-químicos ou biológicos (aeróbio ou anaeróbio).
. Implantação de sistemáticas de controle operacional e laboratorial em estações de tratamento.

· Treinamento de Pessoal
. Treinamento para a partida de novos sistemas.
. Treinamento para aperfeiçoamento de operadores, laboratoristas e supervisores de sistemas de tratamento de águas residuárias.
. Treinamento da equipe de produção visando a redução da carga poluidora gerada.

· Otimização de Estações de Tratamento em Funcionamento
. Diagnóstico e acompanhamento para a recuperação de sistemas de tratamento que não estejam apresentando desempenho satisfatório:
.. Físico-Químico: deficiências da coagulação, floculação, flotação, sedimentação, etc.
.. Processos Biológicos Aeróbios: baixa eficiência, deficiência de oxigênio, toxicidade, má sedimentabilidade do lodo, arraste de lodo no efluente tratado, excesso de espuma, mau odor, etc)
.. Processos Biológicos Anaeróbios: baixa eficiência, alta acidez volátil, toxicidade, perda de granulação do lodo, arraste de lodo, mau odor, etc.
. Implantação de métodos de controle de sistemas de lodos ativados baseados em variáveis determinadas em tempo real como o Método Sludge Quality (volumetria, respirometria, decantometria e amostragem linear) e Método ASTM (microscopia).
. Implantação de métodos de controle de sistemas anaeróbios baseados na vazão de gás crítica, atividade específica metanogênica/versatilidade do lodo, granulometria do lodo, biodegradabilidade anaeróbia do efluente e toxicidade de produtos químicos ao lodo anaeróbio.
. Otimização de custos de operação de sistemas de tratamento de águas residuárias.
. Treinamento para aperfeiçoamento de operadores, laboratoristas e supervisores de sistemas de tratamento de águas residuárias.

· Laboratório de Controle de Sistemas de Tratamento
. Implementação de métodos analíticos.
. Treinamento de laboratoristas.
. Credenciamento de laboratórios junto a órgãos ambientais.

· Avaliação e Redução da Toxicidade
. Identificação e controle de agentes tóxicos presentes no efluente líquido, junto ao processo produtivo, visando eliminar o impacto da toxicidade sobre os microrganismos dos processos de tratamento aeróbio e anaeróbio.
. Identificação e controle de agentes tóxicos presentes no efluente tratado visando eliminar o impacto de toxicidade sobre os organismos do corpo receptor.

· Biomonitoramento
. Aplicação de indicadores biológicos no monitoramento da qualidade de efluentes líquidos, águas superficiais e subterrâneas, solo e ar.

· Reutilização de Efluente Líquido Tratado
. Levantamento das aplicações potenciais do efluente a ser reutilizado.
. Tecnologias para adequação do efluente aos requisitos de reutilização.

· Resíduos Sólidos
. Assessoria na otimização de sistemas de desaguamento de lodos, classificação do resíduo segundo a norma NBR 10.004 e levantamento de alternativas de tratamento/aproveitamento/disposição final de resíduos.

 

Todos os direitos reservados à Guanabara Engenharia Ambiental Ltda.